Morreu na madrugada desta quarta-feira (8), em Uberlândia, o artista plástico Edmar José de Almeida, aos 81 anos, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas e parada cardiorrespiratória.
Nascido em Araxá, em 16 de abril de 1944, Edmar de Almeida construiu uma carreira de destaque nacional e internacional, marcada pelo talento, sensibilidade e criatividade. Ao longo de sua trajetória, o artista participou de importantes projetos, entre eles a Igreja Espírito Santo do Cerrado, da Diocese de Uberlândia, concebida em parceria com a renomada arquiteta Lina Bo Bardi.
Em 23 de abril de 2024, Edmar esteve presente na solenidade em que o bispo da Diocese de Uberlândia, Dom Paulo Francisco Machado, abençoou dois ícones sacros doados por ele.
Entre 1975 e 1981, Lina Bo Bardi esteve diversas vezes em Uberlândia para acompanhar de perto a construção do complexo arquitetônico que abriga a igrejinha, a casa paroquial e o salão comunitário da Paróquia Divino Espírito Santo do Cerrado, no bairro Jaraguá. O projeto foi elaborado em 1975, a pedido dos freis franciscanos Egydio Parisi e Fúlvio.