Catequistas da Diocese de Uberlândia participam de encontros formativos

Os encontros acontecem nos meses de outubro e novembro

Tempo de leitura estimado: 1 min

Foto: Diocese de Uberlândia

Nos dias 19 e 20 de outubro aconteceu o Encontro sobre Lectio Divina, Leitura Orante, com Célia Soares, Doutoranda em Teologia – PUC-SP. Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-SP e atua na Comissão Nacional de Formação do CNLB Nacional.

Nesse encontro os catequistas entenderam e fizeram a experiência de conversa (ção) do Espírito, passos da Leitura Orante. Tudo com profunda espiritualidade aliada ao diálogo, escuta e boa animação com cantos próprios para o momento.

No dia 10 de novembro, foi a vez do Frei João Júnior, graduado em Teologia pelo Instituto São Tomás de Aquino – ISTA. Realizou Mestrado na área de Bíblia na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte – FAJE.

Frei João Júnior falou com os catequistas o tema: Oração na Vida do Catequista. Num primeiro momento, aconteceu, escuta ativa, diálogo, com reflexão crítica em cima do livro, Catequese no Mundo Atual de Solange do Carmo, de acordo com terceiro paradigma, seus parâmetros, ganhos e perdas para a catequese. No segundo momento, catequistas se reuniram para um trabalho em grupo, onde preparam um momento de oração para catequizandos, evidenciando as várias formas de oração que podem acontecer na Catequese. Nesse dia uma equipe de animação ajudou e  garantiu  a alegria do encontro.

As duas formações enriqueceram a vida de oração dos catequistas e muito contribuiu para suas práticas catequéticas.

Compartilhe

Veja também

Entre o hábito religioso e o encontro transformador: a Eucaristia como comunhão que cura, integra e transforma a vida.

Tempo de leitura estimado: 2 min

O encontro reuniu centenas de jovens na Arena Sabiazinho, em um dia repleto de fé, música, alegria e comunhão com Cristo

Tempo de leitura estimado: 1 min

Fiéis da Diocese de Uberlândia se reúnem em oração neste Dia de Finados, 2 de novembro, para celebrar a esperança cristã e recordar com gratidão os entes queridos que já partiram, em missas realizadas nos cemitérios das cidades.

Tempo de leitura estimado: 1 min